Android: como navegar no Google Maps offline

Confira o que você precisa fazer para habilitar essa opção e salvar os seus mapas de forma que seja possível consultá-los mesmo sem conexão com a internet.


Se você possui um celular com Android, porém não usa internet 3G, pode sentir dificuldades em usar os mapas do Google Maps no seu aparelho. Por padrão, eles funcionam apenas quanto existe uma conexão com a rede, porém você pode salvar previamente os locais que deseja acessar off-line.
Se você for para um local muito remoto, que não possui conexão com a internet, pode usar essa ferramenta para garantir que você vai conseguir se localizar sem maiores problemas. Ou mesmo se você estiver só com o wi-fi e não quiser depender de um ponto de sinal livre, é melhor se preparar anteriormente.
É importante lembrar que, para este tutorial funcionar, você deve estar utilizando uma das mais recentes versões do Google Maps, já que este recurso é relativamente novo. Abra o aplicativo no seu celular e faça a pesquisa de um local.

1- Habilite a função

Primeiramente, é preciso habilitar essa função. Na janela de configurações do aplicativo existe um botão chamado “Google Labs”, ou apenas “Labs”, dependendo da sua versão do sistema operacional e do aplicativo.
Assim como acontece no YouTube e no Gmail, as funções novas ou que estão em teste são disponibilizada nessa sessão. Isso quer dizer que, apesar de funcionar, a ferramenta pode não estar completamente finalizada.


















Após abrir a janela do “Google Labs”, encontre a opção “Pré-carregar o mapa”, ou “Pre-cache map area”. Habilite essa ferramenta marcando a sua caixa de seleção. Agora você já pode começar a salvar o que deseja.

2- Pesquise e salve

Por não ser algo que ocupa muito espaço no seu celular, é recomendado que você salve uma cidade inteira de uma só vez, e não apenas pequenos trechos. Isso previne que você precise de uma área do mapa que não foi salva.
Pesquise o nome da cidade, como São Paulo ou Curitiba, por exemplo, e espere o mapa carregar. Agora clique no nome do local, que aparece no mapa, para abrir uma janela com algumas opções.















Selecione “Pré-carregar área do mapa” e espere o processo ser finalizado. Isso pode demorar alguns minutos, de acordo com a sua conexão e com o tamanho do mapa que você está tentando salvar.

3- Acesse os mapas rapidamente

Após o processo de salvar para visualizar depois, você pode desligar a internet do seu dispositivo completamente e ainda ser capaz de visualizar em detalhes os mapas salvos. Nomes de ruas e pontos importantes são mostrados, porém não é possível traçar rotas, apenas consultar o que foi guardado.
















Toda a área salva é mostrada dentro de um quadrado com borda preta. O que estiver na parte interna pode ser acessado sem maiores problemas. Como é possível ver na imagem acima, no entanto, o que não for pré-carregado não pode ser visto sem uma conexão com a internet, ficando borrado quando você tenta dar zoom.

Via: http://www.tecmundo.com.br











Comentários

poste aqui duvidas e comentarios

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
▲ Topo