Em outubro de 2011 a Canonical declarou pela primeira vez que traria sua mais conhecida distribuição de Linux, o Ubunto, aos smartphones. Com o anúncio do lançamento do Ubuntu para aparelhos Android, que será demonstrado na próxima semana, durante a Mobile World Congress 2012, a empresa mostra que cumpriu sua promessa.
O sistema é uma versão completa da plataforma, que já está disponível para desktop e que vai rodar lado a lado com o Android, em um modo de compartilhamento de Kernel. Isso só é possível porque ambos os sistemas operacionais usam o mesmo componente do Linux.
Para o sistema ser instalado no aparelho, no entanto, é necessário ter especificações de celulares top de linha: processador dual-core de 1GHz, 512MB de memória RAM, 2GB de armazenamento livre no celular ou no cartão de memória, saída HDMI e aceleração de vídeo. Esses dois últimos são necessários para que o aparelho seja compatível com um dock e possa, assim, suportar o Ubuntu em um desktop.
Essa não é a primeira nem a última investida da empresa com o objetivo de trazer seu sistema para eletrônicos que não são computadores. No começo de 2012, a Canonical já havia anunciado a Ubuntu TV, além disso, a empresa planeja mostrar em breve que o sistema é capaz de rodar tambem em tablets.
O Mobile World Congress 2012, evento de tecnologia móvel que acontece em Barcelona, na Espanha, começa no próximo dia 27 de fevereiro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Comentários
poste aqui duvidas e comentarios